segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"Sinta-se bem consigo mesma. Chega de evitar o espelho... pense no Telly Savalas quando dizia... Who loves ya baby?"


Aliste as "gorduras boas". Precisamos de gordura, mas não de batatas fritas nem de queijo extra gordo... Escolha azeite, peixe, óleo de linhaça, nozes.

Durma o suficiente. Porque é que precisamos dormir? É que a visão é muito ‘cara' do ponto de vista cognitivo. Quando vemos, o cérebro pouco mais consegue fazer. Precisamos dormir para processar a informação que recebemos durante o dia.

Receba abraços. E dê, evidentemente... Um abraço liberta oxitocina, um hormônio do bem-estar. Nota: para obter o mesmo nível de oxitocina, os homens precisam ser abraçados duas vezes mais do que as mulheres. Coitados, até no mimo são de compreensão lenta...

Respire profundamente. Claro que não convém respirar profundamente se tem um caminhão a largar fumaça encima de você, mas algumas vezes por dia habitue-se a usar os pulmões ao máximo. Os instrutores de ginástica e de ioga passam a vida a dizer-nos para respirar pelo nariz porque é no nariz que se encontra a maior concentração de óxido nítrico - um dilatador de pulmões muito eficiente. A respiração profunda pelo nariz faz com que os vasos sanguíneos se descontraiam, melhora a circulação sanguínea.

Use protetor solar. Os raios UV destroem a proteína que suporta a nossa pele, o colágeno, tornando mais difícil reparar os danos. Também formam mais radicais livres. Use óculos escuros sempre que sair para passear ao sol.

Coloque seu CD preferido a tocar e cante! Cantar aumenta a imunidade, produz endorfinas e o hormônio do bem-estar, a dopamina. Atenção: pode não ser o suficiente para concorrer ao "Ídolos".

Alimente os olhos. As nossas avós tinham razão: a cenoura faz mesmo bem. Mas não é a única: coma ainda espinafres, cereais, kiwis, ovos, alho e cebola.

Aprenda a dançar tango. As danças de salão são das poucas atividades que nos obrigam a usar ao mesmo tempo o corpo e o intelecto.

Leia. Não está passando nada de interessante na televisão? Olha que bom! Deligue-a e deixe-se apaixonar por mundos diferentes, histórias dramáticas, paisagens desconhecidas, enredos emocionantes...

Coma doses mais pequenas. É possível reduzir diariamente 100 calorias (o equivalente a uma carcaça de pão sem nada), sem aquela sensação de que podia comer um mamute...

Torne-se equilibrista. Levante um pé e aguente-se no outro. Quanto tempo consegue ficar? Deve aguentar pelo menos 15 segundos aos 40 anos, e 30 segundos aos 30.

Trate das alergias. Sabia que podem ser uma das principais razões para dormir mal?

Seja dura de roer. Para ossos indestrutíveis, tome suplementos de cálcio, não abuse da cafeína, do tabaco e do álcool, e faça exercícios de pesos.

Faça alongamentos. Não para treinar para o circo, mas por uma razão simples: dão-lhe a possibilidade de se defender durante uma queda e de se levantar depois dela.

Nunca misture lixívia com amoníaco! A combinação cria ácido clorídrico que pode ser fatal.

Adira aos halteres. São melhores do que as máquinas de pesos porque além da força ainda treinam o equilíbrio.

Escolha bem. Se acha que comprar orgânico sai caro, concentre-se nos produtos mais "afetados". Vale a pena investir nos seguintes: pêssegos, maçãs, morangos, peras, uvas, espinafres, alface, batatas, tomate, alho-francês.

Não seja uma supermodelo. Pelo menos na dieta. Evite a chamada "dieta das supermodelos", uma combinação de proteínas e refrigerantes sem açúcar, que, sem fontes de cálcio, podem acelerar a perda de massa óssea.

Arranje um massagista. As massagens libertam sensações de bem-estar e além disso ajudam a corrigir muitos defeitos.

Fortaleça as pernas. Aquelas pernas fininhas de modelo podem ser muito admiradas nos seus 20 anos, mas não são elas que a vão aguentar aos 60... Por isso ande, corra, e ponha músculo nesses "palitos". Pernas fortes são dos melhores investimentos para uma vida inteira de saúde.

Baixe o volume! O amor da sua vida é (em todos os outros aspetos) perfeito, mas ressoa como um quartel de bombeiros? Use tampões. Os melhores vendem-se... no aeroporto.

Não derrape. Compre um tapete anti-derrapante para a banheira. Use capacete quando anda de bicicleta. E compre uns tênis com bom amortecimento para a ginástica. Em resumo, proteja-se. Uma queda pode ser realmente perigosa...

Esfume-se. Quer dizer, medite. Se possível todos os dias. Comece com cinco minutos, caminhe progressivamente até chegar aos 20. A ideia é "limpar" o cérebro, excluindo qualquer pensamento. Pode concentrar-se na respiração - lembra-se do óxido nítrico? - e nas sensações do corpo, ou repetir uma palavra, seja qual for.

Ouça os outros. Se os amigos ou a família se queixam de que você está muito gorda, anda a fumar demais, e nunca ouve o que eles dizem, em vez de achar que tiraram o dia para a atormentar, dê-lhes ouvidos e vá ao médico.

Não beije a televisão. Não há provas de que a televisão faça mal aos olhos (embora a inteligência não saia muito favorecida...) mas não convém ver televisão em cima dela. Meça o monitor na diagonal e nunca se sente mais perto do que essa distância.

Controle o carrinho... das compras. Não compre coisas que lhe fazem mal. Se não as tiver em casa, não come. Se a sua criança gosta, continue a não comprar. Se fazem mal a você, também fazem mal a ela.

Descubra a verdadeira razão por que come. Antes de meter algum alimento à boca, pense: tenho mesmo fome? Ou o que eu tenho é outra coisa? Sinto-me aborrecida, chateada, triste, solitária? Nada disso é fome. De comida, pelo menos.

Guie devagar... Imagine que passou anos e anos a portar-se maravilhosamente e a cumprir tintim por tintim todos os itens que indicamos. Não vai querer estragar tudo num desastre de automóvel, pois não? Por isso, deixe a velocidade para os outros. Buzinam pra você? Diga-lhes adeus. Afinal, quem vai viver até aos 100 é você!

Divirta-se. Arranje pelo menos uma hora para se divertir com a família.

Não seja juíza. A menos que trabalhe mesmo no tribunal, claro. Habitue-se a viver sem julgar os outros.

Diga às outras pessoas o quanto as admira. Em vez de viver verde de inveja, elogie os outros. Ah, sim, isso inclui o seu filho. Ele vai ficar vaidoso? E qual é o mal? É a vaidade que nos ajuda a crescer bem...

Telefone a alguém com mais de 80 anos.

Aprenda alguns poemas de cor. Além de serem um ótimo treino de memória, impressionam muito numa festa.

Faça uma lista das coisas que a fazem feliz.

Faça outra com as coisas pelas quais está grata.

Use desodorizante em vez de antitranspirante. Não bloqueie os poros. Leia os rótulos também dos produtos de beleza, e embora sejam mais incompreensíveis que os da comida, evite duas coisas: alumínio e ftalatos (tenha especial atenção a xampus e desodorizantes).

Perfume a sua roupa. Substitua as bolas de naftalina por bolas de cedro.

Pesquise antes de comprar. Descubra que lojas na sua região têm produtos ‘verdes' e ‘ecológicos'.
Siga a cor da moda. Também na alimentação. Coma coisas roxas: vinho tinto, uvas pretas.

Tenha amigos... saudáveis. O mito de que as pessoas saudáveis são menos divertidas, é isso mesmo: um mito. Claro que não vai deserdar todos os fumantes, claro que não, mas faça amigos, por exemplo, na sua academia.

Dê folga à faxineira. Sim, é uma chatice lavar o chão, e passar a ferro, e aspirar, e arrumar armários, mas ao fim disso tudo já fez uma aula de aeróbica totalmente grátis.
Faça a sua árvore genealógica. Quantos avós e tios viveram até aos 80 ou mais? Quem teve câncer antes dos 65? A sua família pode ensinar-lhe muito sobre si própria.

Faça amigos anti-oxidantes. Gengibre, alho, curcuma, tomate, uvas pretas e cebola.

Descubra a sua idade real!

3 comentários:

Pontos da Aline disse...

Ola amiga,
Lindo o texto né?
Passei para deixar um beijinho.

Cantinho do Ponto Cruz de Ana C. Trevisol disse...

Olá!! Vim convida-la para participar do desafio e do concurso de Natal que lancei no meu blog. Passe lá e confira!!
Espero por vc!!
Bjs!!

Silvinha disse...

oi! eu sou da lista FLYMigas e vim conhecer ter canto sobre artesanato. muito legais essas dicas, é bem isso mesmo, né?! :-)
fica com Deus e tenha um ótimo findi/feriado!